top of page

A história por trás da canção: "Never On The Day You Leave" do John Mayer

  • Foto do escritor: Vanessa Muniz
    Vanessa Muniz
  • 20 de out. de 2017
  • 4 min de leitura


Dois dias atrás fui no show do John Mayer, que aliás foi maravilhoso como sempre, e em sua homenagem, esse “A História por Trás da Canção” é sobre uma canção dele.


John Mayer nunca foi casado, mas já namorou várias celebridades como Jennifer Love Hewitt, Jessica Simpson, Taylor Swift e Jennifer Aniston. A cantora Katy Perry foi sua última namorada e o término desse namoro foi fonte de muita inspiração para John, que compôs músicas que obviamente são sobre isso, como “Still Feel Like Your Man” onde diz que se sente ainda como o homem dela e não consegue superar e até "Moving On and Getting Over" quando mostra que já começou a sair da fossa.


Mas a canção mais triste e tocante é “Never On The Day You Leave”, que conta como ele se arrependeu da separação e a vontade de voltar atrás. Mayer conta que depois de um tempo do rompimento ele cruzou com Katy e o encontro foi muito amigável e um momento lindo onde ele pensou: “Muito disso sou eu”. E assim compôs a canção em apenas 20 minutos, pois despejava emoções na música.


Mayer disse: “Essa é apenas a música mais triste que já escrevi. Trata-se de como os homens em geral lidam com o arrependimento e que nunca é no dia da sua partida que você pode descobre isso”. A canção é linda e integra seu último álbum “The Search for Everything” que foi lançado nesse ano. Mas John Mayer ficou tão abalado que talvez não vai tocá-la ao vivo nunca. Palavras dele: "Tem um verso que é muito forte, porque é muito real. E eu não consigo tocar essa música ao vivo porque acho que não conseguiria passar desse verso. Nunca toquei a música ao vivo, não acho que eu consiga e nem gosto de pensar na ideia. Tem horas que você não quer pensar na música".


O verso em questão é "She'll fight for you like hell, then force herself to like some other man". Mayer explicou que, na sua experiência, as mulheres são totalmente comprometidas com qualquer relacionamento em que estão, mas uma vez que essa lealdade não seja correspondida, elas encontrarão alguém para fazê-las felizes. Ele disse: "É o que as mulheres fazem, mas há um ponto em que elas partem para outra, e você nunca mais conhecerá aquela pessoa por inteiro novamente".

Apesar da música ter sido escrita rapidamente, o cantor diz que não foi fácil gravá-la, pois chorava toda vez que cantava esse verso. Demorou dias para que pudesse cantá-la sem chorar.


A letra da música é realmente linda e triste. Veja abaixo a letra, a tradução. e um vídeo.

Never on The Day You Leave

No it's never on the day you leave That you wonder what you still believe in And you can't remember why you said goodbye You'll hear an old familiar sound And hope it's her when you turn around But never, never on the day you leave

(Não, nunca é no dia em que você vai embora Que você quer saber em que você ainda acredita E você não pode se lembrar por que disse adeus Você ouvirá um velho som familiar E espero que seja ela quando você se virar Mas nunca, nunca é no dia em que você vai embora)

Love grows in the time it's been Since you last heard her sing She'll cut her hair and move somewhere She don't owe you anything

(O amor cresce no tempo em que ficamos longe Desde a última vez que ouvi-la cantar Ela vai cortar o cabelo e se mudar para algum lugar Afinal, ela não lhe deve nada)

No it's never on the day you leave You can tell how it's gonna be To watch a girl become a ghost before your eyes You wish you'd given her one more kiss To put away for a night like this But never, never on the day you leave

(Não, nunca é no dia em que você vai embora Que você pode dizer como será Assistir a uma menina se tornar um fantasma diante de seus olhos Você gostaria de ter lhe dado mais um beijo Para guardar uma noite como esta Mas nunca, nunca é no dia em você vai embora)

Love grows in the time it's been Since you last held her hand She'll fight for you like hell Then force herself to like some other man

(O amor cresce no tempo em que ficamos longe Desde a última vez que você segurou a mão dela Ela vai lutar por você como o inferno Em seguida, forçar-se a gostar de outro homem)

No it's never on the day you leave That you remember Christmas Eve And all the things you miss about her crazy family You'll know how lonely it is To see a little drug store Christmas tree

(Não, nunca é no dia em que você vai embora Que você se lembra da véspera de Natal E todas as coisas que você sente falta sobre sua família louca E você vai saber o quão solitário é Ver uma árvore de Natal numa pequena farmácia Mas nunca, nunca é no dia em que você vai embora Nunca é, nunca é no dia em que você vai embora)

But never, never on the day you leave No never, never on the day you leave

(Mas nunca, nunca é no dia em que você vai embora Nunca é, nunca é no dia em que você vai embora)

So it'd be better off to write her And leave a little note right there beside her That says maybe we're not perfect But I'll be damned if I ever leave Damned if I ever leave Damned if I ever leave

(Então, seria melhor escrever para ela E deixar uma pequena nota bem ali ao lado dela Que diz que talvez nós não somos perfeitos Mas eu serei amaldiçoado para sempre se eu for embora Amaldiçoado para sempre se eu for embora Amaldiçoado para sempre se eu for embora)


Comentários


DICAS DO MÊS

Julho 2018

#Música
Niall Horan
Para você que curtia o One Direction.

Acontece: dia 10 de Julho em no Citibank Hall São Paulo.

#Compras
Muji Pop-Store
Para você que é gosta de design.

Acontece: Até o dia 26 de Junho na Japan House em São Paulo.

#Cinema

Homem Formiga e a Vesta

Para você que é fã da Marvel.

Acontece: a partir de 05 de Julho

nos cinemas.

#Série

Unsolved

Para você que se interessa por histórias reais.

Acontece: disponível no catálogo da Netflix.

#Teatro

Noite de 16 de Janeiro

Para você que gosta de histórias de tribunal.

Acontece: em cartaz no Teatro Tuca em São Paulo .

© 2023 by Salt & Pepper. Proudly created with Wix.com

bottom of page