Livros para aquecer esse inverno
- Vanessa Muniz
- 23 de jun. de 2016
- 3 min de leitura
Agora é oficial, começou o inferno e junto com ele o frio e a vontade de ficar quietinho em casa comendo queijo e bebendo vinho... rsrsrs Mas já que vai ficar mais em casa, que tal aproveitar e também arejar a cabeça lendo uns livros?
Selecionei aqui 6 livros que amo e recomendo, cada um em um estilo, para você aproveitar o inverno para exercitar a mente.

Contemporâneo
“Uma Vida Pequena” de Hanya Yanagihara
O livro acompanha, por décadas, as trajetórias de quatro amigos, desde que concluem os estudos em uma pequena faculdade de Massachusetts e mudam-se juntos para Nova York. O relato (profundo, perturbador e emocionante)garantiu ao livro lugar em praticamente todas as listas de melhores obras de 2015 na imprensa estrangeira, além do posto de finalista de dois dos principais prêmios literários do mundo: o Man Booker Prize e o National Book Award. Melhor livro que li nos últimos tempos.
Romance
“Os Maias” de Eça de Queiroz
Esqueça os romances água com açúcar do Nicholas Sparks (deixe esses para ler na praia no verão). Invista em algo mais pesado, porém mais arrebatador. Diria Eça de Queiroz foi impreciso e modesto ao dar a Os Maias o subtítulo "episódios da vida romântica". Na verdade, o seu mais famoso romance é uma tragédia moderna, pois lá está a grave transgressão moral, cometida em completa inconsciência por seus dois personagens centrais, Talvez isso explique, em parte, a força de um romance, que, mais de um século depois de sua primeira publicação, é ainda capaz de atrair tantos leitores e de criar tamanho interesse.
Espionagem
“O Espião Que Sabia Demais” de John Le Carré
O escritor britânico, com experiência nas atuações de serviços secretos, possui em sua biografia uma grande quantidade de livros envolvendo espionagem. Poderia ter escolhido qualquer outro do mesmo autor, mas escolhi esse justamente por que ele é diferente de qualquer outro tipo de livro de espionagem. O autor não explica nada, já começa o livro te jogando de uma montanha e se você seguir o vôo vai chegar no final com a conclusão de que este é um dos melhores romance de espionagem que já leu na vida.
Realismo Fantástico
“Cem Anos de Solidão” de Gabriel Garcia Marques
Considerado o romance introdutor do estilo literário chamado realismo fantástico, esse livro que conta a história da família Buendia e do povoado de Macondo. Ah! Como eu queria conhecer Macondo! “A aldeia mais arrumada e laboriosa que qualquer outra que seus habitantes tivessem conhecido. Era de verdade uma aldeia feliz, onde ninguém tinha mais de trinta anos e onde ninguém tinha morrido”. Só tinha um problema, todos os descendentes da família Buendía eram solitários.
Literatura Brasileira
“Memórias Póstumas de Brás Cubas” de Machado de Assis
Você provavelmente já leu esse livro no Colégio, mas vale a releitura. Em minha opinião, Machado de Assis é um dos melhores escritores de todos os tempos, e essa obra-prima é uma prova disso. Esse livro, que inaugura a fase realista do autor, tem uma lógica narrativa surpreendente e inovadora. Narrado por um personagem já morto, a sequência do livro não é determinada pela cronologia dos fatos, mas pelo encadeamento das reflexões do personagem. E o mais bizarro é que o livro consegue ser interessante mesmo sendo sobre um homem que passou pela vida sem realização alguma.
Clássico
“Guerra e Paz” de Lev Tolstoi (também traduzido como Leo, Leon ou Liev Tolstoi)
Confesso que esse livro é bem comprido, na verdade uma das obras mais volumosas da história da literatura universal. A riqueza e realismo de seus detalhes assim como suas numerosas descrições psicológicas fazem com que seja considerado um dos maiores livros da História da Literatura, mas nem todos têm paciência de ler. O livro narra a história da Rússia à época de Napoleão Bonaparte e é um primor. Eu juro que vale o esforço. Arrisco dizer que é meu livro predileto.
Comments