Além de Hollywood: Cinema Alemão
- Vanessa Muniz
- 27 de jan. de 2016
- 3 min de leitura
Existe vida cinematográfica além de Hollywood! E para provar isso, periodicamente, vou listar filmes produzidos em algum outro país, e que valem a pena serem assistidos.
Vamos começar pela Alemanha?
A lista está em ordem cronológica e tem comédia, drama e romance.

Corra, Lola, Corra (Lola Rennt)
Filme de 1998 dirigido por Tom Tykwer e estrelado por Franka Potente (que depois desse sucesso fez alguns papéis em Hollywood, como em Identidade Bourne). A história é simples: para salvar seu namorado, um coletor de uma quadrilha de contrabandistas, que esqueceu no metrô uma sacola com 100.000 marcos e que tem somente 20 minutos para recuperar o dinheiro ou morrer, Lola corre através das ruas de Berlim para pedir ajuda para seu pai, que é presidente de um banco. O filme inovou na época por apresentar três possíveis finais da louca corrida de Lola para salvar o namorado, além da trilha sonora com muita música eletrônica.
Adeus, Lenin (Good Bye, Lenin!)
Um filme de 2003 inspirado em um período importante da história cultural da Europa - a queda do Muro de Berlim. O diretor, Wolfgang Becker, usa como pano de fundo acontecimentos e personagens reais, como Mikhail Gorbatchov, para contar a história de Alexander, cuja mãe desperta depois de um coma de oito meses. Tempo suficiente para que não assista à queda do muro de Berlim e a implantação no país do sistema capitalista. Para poupá-la do choque, ele a leva para o apartamento da família, cuidadosamente preservado como se a República Democrática Alemã ainda existisse. O filme e muito engraçado e foi aí que caí de amores pelo trabalho do ator Daniel Brühl, que só agora foi descoberto por Hollywood.
A Queda: A últimas horas de Hitler (Der Untergang)
Filme de 2004, que mostra os últimos dez dias da vida de Adolf Hitler no Führerbunker em 1945. O diretor, Oliver Hirschbiege, tomou os depoimentos da Srta. Junge (interpretada pela atriz Alessandra Maria Lara) , a secretária particular de Hitler, como base para o roteiro do filme – o que confere ao mesmo um caráter documental. O filme mostra um Hitler insano e totalmente sem noção da realidade, mas o mais impressionante é como seu lunatismo, mesmo nos seus últimos dias, ainda influenciou outros que o cercavam.
A Vida dos Outros (Das Leben der Anderen)
Lançado em 2006 escrito e dirigido por Florian Henckel von Donnersmarck, e premiado com o Oscar de melhor filme estrangeiro, narra a história de um agente da Stasi, a polícia política da República Democrática Alemã, que se envolve num serviço de escutas clandestinas do apartamento de um casal, um escritor e uma atriz, da cena cultural de Berlim Oriental. Mais tarde, ele se vê envolvido na vida do casal e tem um papel decisivo em seus destinos. O filme e envolvente e excelente!
A Onda (Die Welle)
Filme de 2008 dirigido por Dennis Gansel. Inspirado no experimento social da Terceira Onda, o filme mostra um professor que é obrigado a assumir um curso de uma semana sobre autocracia, para alunos do Ensino Médio. Ao perguntar se um regime totalitário poderia existir hoje na Alemanha, percebe o descrédito dos alunos. Resolve, então, realizar um exercício pedagógico para explicar, na prática, como se dá a manipulação ideológica de um conjunto de jovens que sente necessidade de uma liderança forte. O filme mostra como um experimento de classe constituiu uma verdadeira ditadura fascista e discute o quão longe o regime de Hitler realmente está dos nossos dias. Para assistir e pensar.
Comments